quinta-feira, 21 de março de 2013

Ainda as Matryoshkas....

Olá, bom dia!
Sejam muito bem vindos!

Como prometi no último post continuarei hoje a falar um pouco das Matryoshkas , bonequinhas lindas que despertam encanto e curiosidade. Mostrarei também umas novas versões destas bonequinhas, realizadas em feltro, literalmente "acabadas de sair do forno".

Embora com muito pouca experiência nesta área não resisto em compartilhar convosco algumas das estratégias que utilizo para desenhar e em seguida confecionar estas bonecas ou qualquer outro trabalho.

 O primeiro passo e, quanto a mim, um dos mais importantes é a pesquisa! No caso das matryoshkas, a pesquisa permitiu-me conhecer um pouco da sua história, o significado atribuído a estas bonecas e, além disso, deu-me indicações importantes sobre o traje tradicional das mulheres russas.
Originalmente as bonecas são compostas por sete réplicas cada vez menores que representam os Sete Deuses da Fortuna. Na Rússia simbolizam a Família e a Fertilidade e diz a tradição que têm a capacidade de realizar os nossos desejos.
No que diz respeito ao traje a pesquisa permitiu-me saber, por exemplo, o que era o Koskshnic (adereço que se usa na cabeça, sobre o lenço tradicional) que procurei reproduzir na martyoshka do post anterior e que o avental que, habitualmente, integra o traje é ricamente decorado.
A pesquisa deu-me também a oportunidade de observar numerosos trabalhos de outras artesãs que  ajudaram a inspirar-me para o desenho da minha própria bonequinha (e reparem que disse que esses trabalhos serviram para me inspirar e não para copiar!). COPIAR  o trabalho dos outros, sobretudo sem lhes dar os devidos créditos não é uma atitude correta!

O segundo passo é então o desenho. Este é, para mim, o passo mais demorado e trabalhoso..... Habitualmente faço um desenho base, com o tamanho pretendido e atendendo às proporções (relação cabeça/rosto,  tronco/membros etc) e depois com uma folha de papel vegetal vou criando sobre o desenho base novas versões, adicionando este ou retirando aquele detalhe.

E, por último, há que passar para o feltro o desenho e com linhas, rendas, botões "dar vida" ao nosso esboço de papel....


Estas Matryoshkas que hoje vos mostro serviram de lembranças oferecidas às convidadas no casamento de uma amiga muito querida! Como estas bonecas simbolizam a família e a fertilidade pareceu-me adequado realizá-las para este evento.
Têm cerca de 10cm de altura e foram realizadas na versão chaveiro (nas fotos não se consegue ver mas elas têm uma fita e argola), mas podem ser usadas para decorar uma bolsa, pasta de computador portátil ou tablet,  etc. 
Utilizei feltro e tecido em variadas cores, umas mais tradicionais (vermelho) e outras menos convencionais (rosa, azul). 
 E aqui estão algumas.....












Muito obrigada pela visita!
Voltem sempre!



7 comentários:

  1. Ahh tudo por aqui é uma graça !!! Que lindo Graça , e os pontinhos todos perfeitamente alinhados. Me deram duas vontades , um é de ter uma e o outro de me inspirar e desenvolver uma para mim, pois ainda não fiz esse trabalho. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Graça, seu blog e seus trabalhos são graciosos! Assim como você, que leva o nome de Graça!
    Ahhhhhh, eu adoro Matrioskas e fico só na vontade de fazer, por enquanto venho com o meu babador olhar as suas, tão lindas, maravilhosas e tão impecáveis!
    Parabéns mais uma vez!

    ResponderEliminar
  3. Lindas!!!
    Muito graciosas!!!
    Tenho um molde parecido com esse, suas Matrioskas atiçaram minha criatividade, obrigada.
    Bjokas
    Edna Luisa

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelos vossos comentários e sobretudo pela vossa gentileza! Fico muito contente por ter conseguido despertar a vontade de fazer bonequinhas destas, tão encantadoras! Por isso agora é só pôr mãos ao trabalho!
    Bjs para todas (Simone, Érica e Edna)

    ResponderEliminar
  5. Oi, Graça!!
    Já encontrei a caixa dos carimbos rotatórios no meio da mudança!!
    No final de semana posto pra vc e mando a marca!!
    Bjinhos e ótima sexta!!

    ResponderEliminar
  6. Lindos trabalhos e maravilhoso Blog, parabéns. Vim através do Blog, Ei Menina, já estou te seguindo e aproveitando te desejo um Feliz Ano Novo, cheio de realizações e conquistas. Um grande abraço. Meu Blog: www.voando-na-arte.blogspot.com.br.

    ResponderEliminar

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012