sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa Feliz!!!!!

6 comentários
Olá, bom dia!

O tempo  realmente voa!
No início desta semana dei conta que ainda não tinha feito nenhum trabalho dedicado especialmente há Páscoa...
Eu, que adoro fazer coelhinhos em feltro, não tinha feito nenhum Coelhinho para a Páscoa! Imperdoável!
Mas ainda havia tempo para remediar....

Da minha pasta de "a fazer logo que possível" retirei um projecto Patti's Ratties muito simples, que usei como base. Adaptei os moldes para poder ser confecionado à mão e em feltro e  fiz também algumas alterações nos pormenores decorativos ("rosto" e orelhas do coelhinho).  Depois foi só por "mãos-à-obra"...  
E aqui está ele, ou melhor ela, porque acabou por sair uma coelhinha!


Vem "disfarçada" de cenourinha e, como bichinho simpático que é traz um cesto de ovinhos de chocolate para cada uma das visitas do blog. São servidos?


Obrigada pela visita!
BOA PÁSCOA!!!!!



quinta-feira, 28 de março de 2013

E, por último, Dona Matryoska...

6 comentários
Olá, bom dia!

O post de hoje encerra o "ciclo das Matryoshkas"!
Matryoshkas, Babushka, Nesting Doll, bonequinha russa..... estes são apenas alguns dos nomes pelos quais são conhecidas estas bonecas tradicionais da Europa de Leste.
Nos posts anteriores (1 e 2) mostrei matryoshkas de diversas cores, tamanhos e com diferentes utilizações.
Hoje mostrarei as fotos de Dona Matryoshka, uma boneca feita exclusivamente à mão (como todas as anteriores), com feltro e tecido.









Tem cerca de 23cm de altura e está estruturada de modo a poder manter-se de pé sem apoio.




Dona Matryoshka já viajou para as mãos de uma fã destas bonequinhas! Confesso, que tive alguma pena de me separar dela....
Muito obrigada pela visita!
Voltem sempre!







quinta-feira, 21 de março de 2013

Ainda as Matryoshkas....

6 comentários
Olá, bom dia!
Sejam muito bem vindos!

Como prometi no último post continuarei hoje a falar um pouco das Matryoshkas , bonequinhas lindas que despertam encanto e curiosidade. Mostrarei também umas novas versões destas bonequinhas, realizadas em feltro, literalmente "acabadas de sair do forno".

Embora com muito pouca experiência nesta área não resisto em compartilhar convosco algumas das estratégias que utilizo para desenhar e em seguida confecionar estas bonecas ou qualquer outro trabalho.

 O primeiro passo e, quanto a mim, um dos mais importantes é a pesquisa! No caso das matryoshkas, a pesquisa permitiu-me conhecer um pouco da sua história, o significado atribuído a estas bonecas e, além disso, deu-me indicações importantes sobre o traje tradicional das mulheres russas.
Originalmente as bonecas são compostas por sete réplicas cada vez menores que representam os Sete Deuses da Fortuna. Na Rússia simbolizam a Família e a Fertilidade e diz a tradição que têm a capacidade de realizar os nossos desejos.
No que diz respeito ao traje a pesquisa permitiu-me saber, por exemplo, o que era o Koskshnic (adereço que se usa na cabeça, sobre o lenço tradicional) que procurei reproduzir na martyoshka do post anterior e que o avental que, habitualmente, integra o traje é ricamente decorado.
A pesquisa deu-me também a oportunidade de observar numerosos trabalhos de outras artesãs que  ajudaram a inspirar-me para o desenho da minha própria bonequinha (e reparem que disse que esses trabalhos serviram para me inspirar e não para copiar!). COPIAR  o trabalho dos outros, sobretudo sem lhes dar os devidos créditos não é uma atitude correta!

O segundo passo é então o desenho. Este é, para mim, o passo mais demorado e trabalhoso..... Habitualmente faço um desenho base, com o tamanho pretendido e atendendo às proporções (relação cabeça/rosto,  tronco/membros etc) e depois com uma folha de papel vegetal vou criando sobre o desenho base novas versões, adicionando este ou retirando aquele detalhe.

E, por último, há que passar para o feltro o desenho e com linhas, rendas, botões "dar vida" ao nosso esboço de papel....


Estas Matryoshkas que hoje vos mostro serviram de lembranças oferecidas às convidadas no casamento de uma amiga muito querida! Como estas bonecas simbolizam a família e a fertilidade pareceu-me adequado realizá-las para este evento.
Têm cerca de 10cm de altura e foram realizadas na versão chaveiro (nas fotos não se consegue ver mas elas têm uma fita e argola), mas podem ser usadas para decorar uma bolsa, pasta de computador portátil ou tablet,  etc. 
Utilizei feltro e tecido em variadas cores, umas mais tradicionais (vermelho) e outras menos convencionais (rosa, azul). 
 E aqui estão algumas.....












Muito obrigada pela visita!
Voltem sempre!



sábado, 16 de março de 2013

Matryoskha

5 comentários
Olá, bom dia!
Sejam bem vindos ao meu cantinho!

Nestes últimos dias estou "em maré" de matryoshkas...Num post anterior já tive oportunidade de vos falar um pouco destas bonequinhas encantadoras. No entanto, se tiverem curiosidade, aqui vão mais uns pormenores acabadinhos de sair de uma pesquisa do Google:
Na Rússia, estas bonecas chamam-se матрёшка (pronuncia-se “matryoshka”) e foram assim batizadas a partir do nome feminino Матрёна (“Matryona”), muito comum na época em que a boneca russa foi criada. O primeiro exemplar de uma matryoshka foi realizada em madeira por Vasily Zvyozdochkin e pintado por Sergey Malyutin, em 1870.
Atualmente estas bonequinhas coloridas às quais são atribuídas virtudes como sendo protetoras da família e trazerem sorte, aparecem confecionadas nos mais variados materiais: madeira, cerâmica, tecido, feltro, tricot, crochet, etc.. As matryoskhas até já mereceram atenção de marcas famosas como a Chanel, a Gucci ou a Prada!

A matryoskha que vos trago hoje, foi confecionada exclusivamente à mão, com tecido e feltro para uma menina chamada Sofia.Ela é uma pequena almofada em forma de boneca (27x17cm) que serve para decorar o quarto da Sofia e também, se ela assim o entender, para a acompanhar no seu soninho (servindo assim também de "naninha"). Como tem o seu nome a Sofia pode até levá-la para o jardim-escola....




Quando desenho o rosto de uma boneca com os pálpebras fechadas (habitualmente duas semi-curvas côncavas) fico sempre com a sensação que ela fica com ar triste... por isso, na bonequinha da Sofia fiz o bordado das pálpebras com semi-curvas convexas (assim a bonequinha está de olhos fechados -a dormir, claro!- mas fica com uma expressão sorridente).




Continuo em "maré de matryoskhas" por isso nos próximos post irei mostrar-vos mais versões destas bonequinhas!

Muito obrigada pela visita!
Um excelente fim de semana!

quarta-feira, 6 de março de 2013

♫ Twinkle twinkle little star.....

14 comentários
Olá, bom dia!
Sejam muito bem vindos!

No post de hoje irei mostrar-vos o meu primeiro quadrinho de bastidor.

Quando falamos de decoração de quartos de bebé/criança os quadrinhos bastidor estão definitivamente na moda!
A utilização do bastidor para emoldurar pequenos bordados era prática comum na década de oitenta... posteriormente deixaram de ser usados e agora regressam em força!
Os bastidores (de madeira ou em plástico) existem em vários diâmetros e, actualmente, também podemos optar não só pelo comum círculo mas também por outras formas diferentes (ovais e outras menos regulares).
A colocação do trabalho a expor é muito fácil e, além disso, quando a decoração muda ou a criança cresce  podemos substituí-lo por um outro com um tema mais adequado!

O quadro que hoje vos trago destina-se à decoração do quarto de um bebé: o João.

Para a sua realização inspirei-me nos anjinhos (que adoro fazer!) e numa imagem que vi há já algum tempo de uma revista de artesanato. E assim nasceu um anjinho traquinas que voa num céu azul, transportando uma grinalda de estrelas para o João!

 A confeção do anjinho pode parecer difícil mas na realidade é bem fácil! Há que fazer 5 círculos (1maior para a cara, 2 para as mãos e outros 2 para os sapatinhos), franzir o bordo e encher com manta acrílica O molde da camisola é um triângulo (tecido duplo e cosido nas laterais) e para as calças usei um molde básico. Depois há que colar tudo (usei cola quente) e escolher umas asas de anjo (é só procurar na net) que se ajustem! Por fim foi só colocar a imaginação em prática para escolher as decorações (laços para os sapatinhos, renda e pérolas para a camisola do anjo, arame para a auréola e para a grinalda de estrelas).
O nome do João foi bordado com linda a condizer. Fiz um laço duplo para colocar junto da argola de suspensão e voilá! aqui está ele!



Detalhes do nome, do laço e do anjinho.....




E, por último não posso deixar de vos mostrar a parte de trás do quadro e de agradecer à Érica do Blog Ei Menina pelas dicas que foram determinantes para fazer o acabamento assim:




Claro que esta parte não se destina a ser vista mas ainda assim um trabalho bem acabado tem outro valor!
Muito obrigada Érica! !

Quando estava a terminar o trabalho veio -me à memória a canção  ♫ Twinkle twinkle little star..... que me pareceu adequada para o título do post de hoje.

♫ Twinkle twinkle little star,
How I wonder what you are.
Up above the world so high,
Like a diamond in the sky.
Twinkle twinkle little star,
How I wonder what you are.
Twinkle twinkle little star,
How I wonder what you are.
Up above the world so high,
Like a diamond in the sky.
Twinkle twinkle little star,
How I wonder what you are. ♫


Muito obrigada pela visita!Adorei tê-los por cá!





 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012