segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Como faço as letras de feltro....

Olá. boa noite!
Sejam muito bem vindos!


A propósito das letras de feltro que faço para os meus banners e de uma mensagem muito divertida que recebi há alguns dias decidi postar algumas fotos do modo como as confeciono. 
Não é bem um PAP... irei antes mostrar alguns dos meus "segredos" (como lhes chamava a amiga que me enviou a mensagem) e dar algumas dicas que espero possam ajudar quem está a começar..
O que irei dizer, em seguida, é apenas o método que eu utilizo (não gostaria que pensassem que com estas fotos bem simples pretendo "dar lições"... nada disso! )... Há, com certeza, muitas crafters com muito mais experiência do que eu e que fazem letras de feltro muito mais perfeitas do que as minhas...


Começo por mostrar as "ferramentas de corte" que não são mais de que estas 2 tesourinhas básicas mas sempre muito bem afiadas... (o papel de alumínio é o meu "afiador" de tesouras - é prático e resulta!)
O modo como corto as letras está nas outras 2 fotos (não esquecer de cortar de modo a eliminar completamente o risco!)





Depois do feltro cortado chegou a hora de casear!
Linhas e agulhas: 
Eu gosto de usar uma agulha fina e comprida mas cada qual poderá optar pela agulha com que se sinta confortável. 
Quanto à linha, gosto de usar linha de pesponto (está marcada na foto (ao lado da linha de costura vulgar para que se possa ver a diferença de grossura) ou então linha de bordar de meada (uso 2 ou 3 fios)
Procuro sempre que o meu ponto fique o mais regular possível!
A dica da foto não é minha! Encontrei-a aquihttp://www.pinterest.com/pin/497436721316228265/
É uma excelente dica que pode ajudar muito quem está a começar... Experimentei e resulta!
Ah.... mas como eu gostaria de ter sabido isso quando comecei a trabalhar com feltro! Ter-me-ia poupado muito tempo e algumas dores de cabeça... 
Se a sua letra tem espaços abertos (vazados) é por aí que deve começar a casear! 


e, por fim, o momento de fazer o enchimento! 
Na primeira foto as "ferramentas secretíssimas" que eu uso - Um pincel velho com as cerdas cortadas, um instrumento de plástico usado habitualmente para modelar o barro e um palito de churrasco
E, claro está, o enchimento acrílico (também chamado de fibra siliconada ou apenas fibra)
O enchimento da letra (ou de qualquer outra peça) é um passo que considero muito importante, pois é ele que confere tridimensionalidade à peça - dá-lhe "vida" .
Quantidade de enchimento que uso - muito pouco! O suficiente apenas (o mínimo possível) para dar dimensão... se encher demasiado corro o risco de obter uma peça rígida e com "celulite".. Muito mais importante que a quantidade é a distribuição do enchimento que tem que ser uniforme, chegando a todos os cantinhos da peça ( é para isso que uso o "modelador de barro"
As letras, ao contrário de outras peças, tem um formato muitas vezes irregular. Por isso, nem sempre podemos usar a técnica de "cosa até deixar uma pequena abertura e encha...". Nas letras como o "n" da foto, podem reparar que fechei com ponto caseado uma das "pernas", introduzi o enchimento e, só depois fechei a segunda "perna".



E estas foram as letrinhas que viram "nascer".... 



Agora vamos à decoração!



Muito obrigada pela visita!
Beijinhos!



21 comentários:

  1. ESTOU AMANDO SEU BLOG, PRINCESA!
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSAS DICAS QUE SÃO PRA LÁ DE ÚTEIS!
    TENHA UM RESTO DE SEMANA ABENÇOADO, QUERIDA!

    ResponderEliminar
  2. Olá ! Amo o seu blog e tudo que vc faz é lindo de mais, tento sempre me inspirar nas sua peças para fazer minhas coisinhas, mais nunca consigo que fiquem perfeitas como as suas. Gostaria de saber qual molde de letras que usa? As suas letras ficam muito diferentes da que tem por aí, agora já o seus segredinhos,muito obrigado por compartilhar. Quem sabe vc pode nos dar alguns moldes de presente?
    Desejo a vc muito sucesso e os meus sinceros parabéns!
    um abraço de uma fã!

    ResponderEliminar
  3. oh, eu escrevi em um post anterior, por isso vou escrever de novo, você lê:
    Caro Graça! Fiz alguns brinquedos de feltro, você pode vê-los no meu blog. Mais uma vez, muito obrigado pela inspiração ea permissão para o uso de seus projetos !!!!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por compartilhar suas dicas!!
    Adorei a dica dos pontinhos no dedo! Não conhecia ela ainda!

    ResponderEliminar
  5. HOLA, COMO STAS... INTERESANTE TU BLOG, ME ENCANTO..! TE FELICITO. TUS TRABAJOS SON HERMOSO. DIOS BENDIGA TU CREATIVIDAD.. AHORA TE SIGO, VISITAME TAMBIÉN, SIEMPRE SERAS BIENVENIDA.. ANÍMATE.. BESOS, ABRAZOS Y BENDICIONES.
    ZHOBEYD@...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por compartilhar as dicas. Super boas, sempre tive duvidas quanto ao enchimento. Qual o tamanho mais indicado pra fazer as letras de móbiles ou esses varais? Bjssssssss

    ResponderEliminar
  7. VC PASSARIA A FONTE OU O MOLDE DA LETRA ,OBRIGADA

    ResponderEliminar
  8. Bom dia..eu tbm gostaria de saber q letra é essa.
    desde ja obrigada

    ResponderEliminar
  9. Tem uma régua pra fazer as letras?

    ResponderEliminar
  10. Olá! Gostaria de saber qual o tamanho e a fonte dessa letra?

    ResponderEliminar
  11. Olá e obrigada pelas dicas muito úteis !!! estou agora a começar e gostava muito de usar as mesmas letras pois são giríssimas. onde posso encontrar esse molde ?
    obrigada

    ResponderEliminar
  12. Seu trabalho é primoroso! Delicado, os pontos perfeitos!
    Uma inspiração para mim! Obrigada mesmo por compartilhar!!!! Beijos e muito sucesso!

    ResponderEliminar
  13. Onde encontro o molde desta letra?

    ResponderEliminar
  14. Poderia me dizer qual a fonte sinto mto dificuldade de encher as contas mais magrinhas. E suas letras são as mais perfeitas q já vi até hj Obrigada é um bj no coração !!!!

    ResponderEliminar
  15. How do I translate those instructions into English ?? It's torture being so close yet so far away ..... Haha 😩🙏🏽. I adore your work

    ResponderEliminar

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012