quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"Arrumando" 2012....

Olá, boa noite!

No último post mostrei alguns trabalhos realizados no final de 2012  cujas fotografias ainda não tinha tido oportunidade de vos apresentar....

Em resposta a alguns pedidos  trago hoje mais umas fotos mostrando com um pouco mais de pormenor os porta moedas com fecho metálico (ou fecho da vovó, como gostam de lhe chamar as nossas amigas artesãs brasileiras) que foram as  lembranças de Natal "handmade" para as minhas amigas.
Este porta-moedas só foi entregue hoje à minha amiga Teresa e, por isso, já posso postar as fotografias.
Então aqui vão elas:




Neste porta-moedas utilizei um fecho arredondado com 8,5cm (esta medida corresponde à largura entre dobradiças). Como vos disse, atualmente existe disponível uma grande diversidade de fechos o que torna a escolha, por vezes, difícil. Gostei particularmente deste que me faz lembrar o Mickey e a minha filha também pois já me "encomendou" um igualzinho para ela!
Nas fotografias anteriores podem ver as 2 faces do porta-moedas (frente e traseira). Na sua confeção utilizei 2 pequenos retalhos de tecido ( são mesmo pedacinhos, acreditem!) coordenados e fita de gorgorão com 1cm de largura.
Tal como para os fechos existe também disponível no mercado uma grande diversidade de pequenos objectos (flores, corações, bonequinhos, etc) que servem para "embelezar" o nosso trabalho. Sei que há quem não goste destes pormenores ( que os considera "quiche") mas eu penso que dão valor e personalizam a peça e, por isso utilizo-os muitas vezes.



Um outro pormenor que levanta sempre alguma dúvidas.....
Quando desenho os moldes dos porta-moedas faço-o de modo a que  no final a dobradiça do fecho fique como que "embutida". Se repararem nas duas primeiras fotografias  (vista de frente e de trás) as dobradiças não são visíveis, ficando como que escondidas por uma pequena prega que está bem visível na foto acima.
Claro que esta é apenas uma forma de fazer, havendo muitas outras.... Prefiro esta porque acho que dá um melhor acabamento à peça.
E por falar em acabamento.....


Dedicar um cuidado especial aos pequenos pormenores compensa! 


Espero ter esclarecido as dúvidas, caso contrário basta enviarem-me um comentário ou um mail!

Muito obrigada pela visita!


2 comentários:

  1. Oieee.
    Vim fazer uma visitinha e fiquei encantada com seu blog. Tá tudo muito lindo e a leitura, super gostosa...tô me perdendo por aqui.

    Sou apaixonada por essas bolsinhas. Tenho uma que já está precisando ser trocada de tanto uso. Gostei da combinação dos tecidos que você usou. ficou um charme.

    Beijinhos e obrigada por compartilhar seu trabalho lindo conosco.

    Amanda Paz
    by Funny Amandita

    ResponderEliminar
  2. Olá Amanda
    Muito, muito obrigada pela visita e pelo comentário!

    ResponderEliminar

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012