sábado, 12 de janeiro de 2013

Matrioshka em feltro


Matrioshka é, para quem não sabe, uma boneca russa, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.

As mais comuns são feitas de madeira e pintadas com cores vivas mas o que realmente impressiona é a riqueza de detalhes com os quais são decoradas. 

As Matrioshkas são tema frequente da estampagem de tecidos  e a sua imagem é utilizada na confeção de diversos artigos de artesanato (chaveiro, peso de porta, artigos decoração quartos infantis, etc).

Em minha casa "vivem", desde há alguns anos, duas matrioskas em madeira e a suas cores vivas e decoração com motivos de flores sempre me fascinaram. Ontem resolvi fazer uma em feltro!

Querem saber como fiz? 
Então vamos lá!

Em primeiro lugar o desenho: Inspirei-me num trabalho de Mariarita Guiliani que usei como base e depois desenhei a minha própria matrioska (desculpem a qualidade do esboço - a minha mão direita está com alguns problemas - mas apesar de tudo acho que é suficiente para terem uma ideia de como realizei o trabalho).





Em seguida a escolha das cores do tecido e feltro. Depois de observar algumas matrioskas na net cheguei à conclusão de que o vermelho é uma cor quase sempre presente, por isso, a minha primeira matrioshka teria que ser vermelha! Logo, precisei de feltro vermelho e para combinar um retalhinho de tecido vermelho com pintinhas (eu adoro este tecido!).






E, por fim, mãos à obra ou melhor agulha, linhas e um bocadinho de paciência (esta última é um ingrediente indispensável!). Convém também juntar umas contas coloridas e linhas a condizer com os tecidos....

E "voilá", aqui está ela matrioshka vermelhinha!

Esta matrioshka além do seu lenço tem na cabeça o Koskshnic (as coisas que eu sei!rsrsrs!!!!) que é um adereço tradicional russo!

Esta bonequinha vai integrar um outro projecto que mostrarei logo que esteja concluído.

Muito obrigada pela visita!







A minha matri

2 comentários:

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012