segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Festa de aniversário "a floresta encantada"

9 comentários
Olá, bom dia! Sejam muito bem vindos!

Após a devida aprovação da mamã de uma linda menina (cujo nome ainda não posso revelar..) que irá ter uma festa de aniversário sob o tema " floresta encantada", estou agora em condições de vos mostrar as fotos (completas dos pequenos (e grandes) veados que irão decorar a festa.
A decoração inclui, além dos veados que agora mostro, uma outra personagem e também árvores de vários tipos e tamanhos, passarinhos e flores, muitas flores (tudo em feltro, claro!).


Para fazer este veado e  todos os outros que irão decorar o local onde irá decorrer a festa utilizei um molde Tilda, publicado num dos livros da designer Tone Finnanger.
Sou fã do trabalho desta designer e, sempre que posso, procuro comprar os seus livros que considero verdadeiras preciosidades. Num dos livros que comprei recentemente está este pequeno veado (perdoem-me mas não publico os moldes porque respeito muito o trabalho de todos aqueles idealizam e criam estas figuras e esse trabalho está, como é óbvio, protegido por direitos de autor)
Assim e após as necessárias adaptações dos moldes e a introdução de alguns detalhes que sempre gosto de introduzir para dar o "meu jeito" à peça, arregacei as mangas e voilá:



Abro aqui um parêntesis para dar uma dica (que me desculpem as mais experimentadas!): os moldes Tilda são concebidos para serem utilizados em tecido, nomeadamente em linho. Ora, o feltro também é um tecido mas como não tem "trama" (é um tecido-não-tecido) tem, por isso, características de distensibilidade muito diferentes das do linho. Assim a transposição direta dos moldes de tecido para feltro, sobretudo quando falamos de figuras que necessitam de ser bem estruturadas através de enchimento, como é o caso deste veado, pode não ser a mais adequada. Há que ter em conta que o feltro, aquando da aplicação do enchimento pode distender (seguramente, mais do que o linho!)  alterando a forma inicial e as proporções originais da figura. Este facto não será tão importante em figuras pequenas ou que não precisem de ser tão estruturadas mas poderá ser relevante em peças de grandes dimensões, capazes de se manter de pé sem auxílio, como é o caso de todos os veados que fiz.



Quando tiver todos os elementos prontos, mostrarei as restantes fotos.

Muito obrigada pela visita!
Beijinhos!








sábado, 28 de setembro de 2013

Por aqui chegou o Outono!

4 comentários
Olá, bom dia!
Sejam muito bem vindos!

Por aqui o Outono chegou em todo o seu esplendor! Na verdade, pelo calendário, ele já cá morava há cerca de uma semana, mas estava disfarçado de Verão! No entanto depois de dois dias de chuva, vento e trovoada, já ninguém tem dúvidas: o Outono chegou de malas aviadas e já se instalou!

Outono rima com floresta em tons de vermelho, amarelo, laranja... e floresta faz-me lembrar veados curiosos e saltitantes.
Então, comemorando a chegada do Outono (e não só!) trago-vos um pequeno veado.



Por agora é só um bocadinho mas prometo trazer mais fotos logo que possível!
Beijinhos e Bom Fim de Semana!



terça-feira, 24 de setembro de 2013

Gatinha Mel (ou o processo de produção das minhas personagens em feltro)

5 comentários
Olá! Sejam muito bem vindos!


Hoje trago-vos uma gatinha - a Mel.


A Mel é o resultado de uma tarde de trabalho! É verdade!

Quando me proponho fazer algo em feltro, sem utilizar moldes já feitos, utilizo sempre o mesmo processo:
- Desenho a figura
- A partir do desenho faço os moldes - quando o objetivo é produzir uma figura 2D, este processo é relativamente fácil. No entanto quando é necessário produzir um personagem em 3D (como é o caso da Mel que está sentada) a fase de produzir os moldes pode ser um pouco mais complicada.
- O último passo é passar tudo para o feltro e construir a figura. Procuro sempre fazer um modelo num tamanho mais pequeno, para corrigir proporções, acertar moldes, modificar este ou aquele pormenor, etc
- Bem! eu disse o último passo, mas este pode revelar-se um pouco demorado! No caso da Mel não acertei logo com os moldes corretos e o primeiro modelo que fiz foi literalmente para o balde do lixo... 
E de seguida, mãos à obra para fazer uma nova Mel!!!


E aqui está ela, pronta para se transformar num gatinho de tamanho XL, amanhã, claro! que hoje já nem posso ver feltro!!!




Correndo o risco de pensarem que a Mel é uma "gatinha mal-educada", ainda assim decidi mostrar uma foto em que ela aparece de costas para a câmara....


Esta foto foi para satisfazer o pedido de algumas das visitas do blog que me pediram para mostrar as "costas" das minhas figuras de feltro. Ora aí está - a Mel sentadinha e vista de costas!


Muito obrigada pela visita!
Beijinhos!




sábado, 21 de setembro de 2013

Um mobile de berço ou "dormir com os anjos"

5 comentários
Olá! Sejam muito bem vindos!



Hoje venho mostrar-vos as fotos do mobile que vai personalizar o berço de uma bebé recém nascida - a Maria.

Segundo a doutrina cristã, Anjos da Guarda são os anjos que Deus envia no nosso nascimento para nos protegerem durante toda a nossa vida. 
As recriações de Anjos da Guarda nos mais diversos materiais (em feltro, em tecido, em biscuit, em EVA, etc) são muito frequentes, sobretudo quando falamos de peças de artesanato destinadas aos dos mais pequenos. Eles estão presentes nas lembranças de nascimento, de batismo e também na decoração do quarto, simbolizando a proteção divina que todos desejamos para as nossas crianças.

Esta é uma das minhas versões do Anjo da Guarda (no caso uma versão mais feminina do Anjo), uma vez que  se destina ao quarto de uma bebé.



Por motivos que desconheço tive muita dificuldade em carregar fotos (com alguma qualidade) desta anjinha para o blog.
Se estiverem interessadas em ver o album completo das fotos desta anjinha e do mobile de berço personalizado que fiz com ela pedia o favor de acederem à 


Muito obrigada pela visita!
Um excelente fim de semana!


























quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Under the sea friends

16 comentários
Olá! Sejam muito bem vindos!

Há já algum tempo postei fotos de uma sereia (a Sandy) e de alguns dos seus amigos "under the sea". Na altura disse-vos que estes eram os atores principais do mobile de berço da Catarina e prometi que, logo que fosse possível, postaria aqui as fotos do mobile completo.



Pois aqui está o mobile que neste momento já está a decorar o quarto da bebé:


Alguns dos personagens com um pouco mais de detalhe....






E, por fim o mobile em movimento (e também com música):



Muito obrigada pela visita!
Beijinhos!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O banner do David

19 comentários
Olá!
Sejam muito bem vindos!

Embora com algum atraso relativamente ao que prometi no post anterior, hoje venho mostrar o banner que fiz para o quarto de um bebé (o David) que chegará dentro de dias...


Este banner conta a história do dragão Gugui, que é um grande aventureiro! 
Mal saiu do seu ovo e descobriu que podia voar lá foi ele, muito decidido, explorar o mundo sob o olhar atento do sol e a benção de duas nuvens fofinhas...


Com um pouco mais de detalhe....







Muito brigada pela visita!
Um excelente fim de semana!








quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Um banner para o David - W.I.P

5 comentários
Olá! Sejam muito bem vindos!

Com certeza já não se recordam do Gugui.

Este dragãozinho azul que criei em feltro é uma das personagens principais de um livro infantil da escritora portuguesa Margarida Rebelo Pinto, que fala de valores tão importantes como a liberdade e a amizade..


Este simpático dragão volta de novo a aparecer! Agora ganhou roupa nova e descobriu que as asas servem mesmo para voar...


Design registado em Safe Creative
Registration code: 1609199226216
All rights reserved

Por agora só posso mostrar um bocadinho.... O Gugui  está presente no banner que fiz para o quarto do David.


Amanhã mostro o resto!

Muito obrigada pela visita!
Beijinhos!




sábado, 7 de setembro de 2013

Aqui há gato(s)!

14 comentários
Olá!
Sejam muito bem vindos!

Eu adoro animais mas tenho uma predilecção muito especial pelos gatos!
Hoje à tarde estive a fazer réplicas em feltro dos meus bichanos! São para um projecto novo!

Este é o Tobias!


O Tobias é, como irão ver nas fotos seguintes um exímio pescador!






Amanhã mostro os outros amigos do Tobias!
Muito obrigada pela visita!
Beijinhos!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

A sereia Sandy e os seus amigos

11 comentários
Olá! Sejam muito bem vindos!


Lembram-se da Sandy? A minha sereiazinha de feltro?

Nos 2 últimos post mostrei dois dos amigos que a acompanham no mobile da Catarina. Agora vieram mais dois.
Então temos:
uma baleia-bebé bem rechonchudinha....,


 um peixinho ( é um escalar!) muito vivaço....,


  um cavalo-marinho "muito chique" ....,


e um peixinho (deste não sei o nome!) brincalhão.....

que em conjunto com a Sandy 


formam o mobile de berço da Catarina (que deve estar a chegar!)
Acho que amanhã já poderei mostrar o mobile (só o mostro quando chegar às mãos da mamã da Catarina!) ... Vamos lá ver se os correios ajudam!

Beijinhos e  muito obrigada pela visita!


domingo, 1 de setembro de 2013

E, por fim, os peixes....

10 comentários
Olá!
Sejam muito bem vindos!

Nos post anteriores mostrei já alguns dos personagens que inclui no mobile da Catarina, cujo tema é "under the sea".  Faltavam apenas os peixes, lembram-se?

Ora cá está um exemplar.....


Em rosa como se impõe num quarto de menina....




E para quem estiver interessada trago o desenho que usei para fazer os moldes deste peixinho (é de um livro japonês, suponho, mas eu encontrei esta foto numa pesquisa que fiz no Google. Não havia referência à origem, pelo que, perdoem-me os autores, não poderei atribuir os devidos créditos)

Fonte: Google



E não poderia terminar este post sem agradecer as mais de 200 000 visitas que fizeram a este blog! 
Sei que este número pode parecer insignificante ao lado de outros blogs de artesanato mas para mim é muito, mesmo muito importante! Se me dissessem há uns meses que hoje teria atingido este número de visitas, iria rir, por certo e dizer "estás a brincar!"...
Muito obrigada a todos(as) as que durante este pouco tempo que me dedico a estas artes premiaram o meu trabalho com a sua visita a este "meu mundo" e,  me honraram com o seu comentário!
Encaro este número como um enorme incentivo para procurar fazer sempre melhor!

Beijinhos e muito obrigada!
 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012