quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

No reino de Lilliput

3 comentários
Olá, boa noite!
Sejam muito bem vindos!

No reino de Lilliput ... Estranho nome para um post num blog dedicado ao artesanato, não?
Pois é! Mas a verdade é que tenho estado dedicada à confecção de trabalhos em feltro que pelo seu tamanho parecem ser destinado aos súbditos do reino de Lilliput. Senão vejam:


Este cestinho de lãs para tricot tem de dimensões: 5x4x2cm. Como vêem é "enorme"! Os "novelinhos" são de cordão de cetim e as agulhas de tricot são 2 alfinetes!
E este passarinho que acabou de pousar na minha mesa de trabalho?



Tem 6x2cm e na sua confeção inspirei-me num trabalho da Ana  Cristina Christello, (devidamente autorizada pela autora, claro!). A Ana  faz trabalhos lindos em feltro e miniaturas (vitrines) maravilhosas. Aconselho vivamente uma visita ao seu blog  (http://achristello.blogspot.pt/# )ou à sua galeria do Flickr (http://www.flickr.com/photos/feito_a_mao/) Vão  lá ver e com certeza ficarão deslumbrados.



Então estes trabalhos significam que me vou agora dedicar às miniaturas?Não, de todo! Embora goste muito destes trabalhos em tamanho pequeno a minha mão direita (que está lesionada) nem sempre está em condições de colaborar! Por isso a realização de coisitas assim pequenas tem mesmo que ser esporádica.
Estes 2 trabalhos que hoje vos trouxe são detalhes de um projecto bem maior que estou a ultimar mas que ainda não posso mostrar.


Muito obrigada pela visita!
Voltem sempre!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

De regresso ao feltro

8 comentários
Olá, boa noite!
Sejam bem vindos!

Fiquei muito contente com o resultado final da minha experiência com o EVA (post anterior), no entanto, agora é tempo de regressar às origens ou, melhor dizendo, ao feltro e aos tecidos.
Começando pelo feltro.....
Recordam-se de uma borboleta que mostrei há alguns dias atrás ? Ela estava à espera da sua irmã e aqui está ela!




Juntinhas já voaram para alegrar as cortinas do quarto da Lara.....






E com elas foi também este pequeno coração (cerca de 9x9cm) para personalizar o saco da maternidade/saco das fraldas (a fotografia não mostra mas tem um fecho tipo porta-chaves para poder ser pendurado).


Muito obrigada pela visita!
Voltem sempre!


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Topiária com flores em EVA

64 comentários
Olá, boa tarde!
Sejam bem vindos!


Embora com um dia de atraso venho mostrar-vos o que fiz com as cinquenta flores de EVA (que na verdade mais pareciam feitas de massa de marshmallow, como comentou uma amiga do Flickr).


Ora aqui está a minha primeira topiária (ou topiaria) feita com flores de EVA.




A topiária é a arte de esculpir arbustos, árvores e plantas dando-lhes formas geométricas, de arbustos ou animais. É uma arte muito antiga usada em jardins de todo o mundo. Actualmente arranjos feitos com flores, sementes, conchas dispostos em estruturas cónicas ou esféricas têm vindo a ser integrados na decoração da sala, quarto, áreas sociais da casa mas também como elementos decorativos em mesas de festa (casamento, batizado, etc). 

 A ideia de fazer uma topiária surgiu de um desfio que me propuseram recentemente: fazer um arranjo de flores para levar a uma mamã aquando da visita à maternidade, mas que depois pudesse ser integrado na decoração do quarto da bebé. 

A primeira decisão a tomar foi qual o material  de que deveriam ser feitas as flores? Eu gosto muito de trabalhar com feltro, está disponível em cores lindíssimas facilmente integráveis na decoração mas mas as flores feitas com este material podem colocar alguns problemas no momento das limpezas... O feltro é um material delicado (portanto não suporta lavagens frequentes) e a configuração das flores (com pregas e enrugados) facilita a acumulação de poeiras particularmente indesejáveis no quarto de um bebé. 
O EVA, pelo contrário é um material derivado da borracha, lavável e também facilmente moldável, tal como o feltro.  Portanto, embora não tivesse experiência com este material, decidi que as flores iam ser feitas de EVA. 


As cores foram escolhidas de acordo com a decoração do quarto ( as pérolas cor de rosa que usei para fazer o centro das flores faziam parte do meu acervo de objectos catalogados como "um dia isto ainda me vai fazer jeito"....)

A seleção da topiaria para dispor as flores surgiu da observação de algumas fotos na net... 

No vasinho resolvi fazer um laço muito simples com fita de algodão rosa com bolinhas brancas.


 Até a D. Borboletinha que está, calmamente, na minha mesa à espera que eu termine de fazer a sua irmã gémea resolveu vir dar uma espreitadela.....


 Bom espero que a mamã goste! Eu gostei muito de trabalhar com topiária e com EVA. Já estou a pensar num outro trabalho onde irei utilizar ambos!



Muito obrigada pela visita!




terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Diversificando os materiais de trabalho... Hoje foi dia de trabalhar com EVA

9 comentários
Olá! Boa noite!

Hoje vou falar um pouco de um dos meus "defeitos"! Gosto muito de guardar fitas, retalhinhos, papéis engraçados, caixinhas de bombons (vazias, porque aqui em casa o conteúdo depressa desaparece!), enfeites de presentes, etc. Além disso, às vezes compro materiais não porque precise deles imediatamente, mas porque tenho em mente algo que  "um dia" irei pôr em prática, ou simplesmente porque gosto do padrão ou da textura ou da cor.
Ora, com certeza já estão a ver o resultado destas minhas "manias"... No local onde trabalho vão-se acumulando coisas e mais coisas que me eu vou tentando arrumar e catalogar mas nem sempre com grande sucesso!

O EVA com que realizei as flores do projecto que tenho actualmente em marcha foi comprado num dos meus acesso de "isto ainda um dia me vai dar jeito" e como a cor era linda.... lá veio ele morar cá para casa, há já alguns meses!
E não é que deu mesmo jeito? Se não vejam......

Preparando o material (e lá está o EVA rosinha cortado aos quadrados!) Uma chamada de atenção para quem pretende começar a trabalhar o EVA:
- não devemos usar esferográfica ou lápis para marcar o EVA pois deixam marcas impossíveis de eliminar. O material mais adequado é mesmo um palito (como se pode ver na foto) ou algo pontiagudo mas que não pinte!
- Como podem reparar esta tesoura tem amarrada uma fita de EVA vermelha para que eu só a utilize para cortar este material. Este é um cuidado importante para manter os utensílios em bom estado, nomeadamente as tesouras. Tenho cuidados semelhantes com o feltro e com o papel onde utilizo apenas tesouras exclusivas para cada um dos materiais. Deste modo elas mantêm-se sempre afiadas!



E então para que serviu todo este material?


Para fazer flores, muitas flores (cerca de 50)!!!

Mas para que quero eu, tantas flores? Pois essa é uma questão que só verão respondida amanhã, se fizerem o favor de visitar novamente o Blog.


Muito obrigado pela visita!




sábado, 12 de janeiro de 2013

Matrioshka em feltro

2 comentários

Matrioshka é, para quem não sabe, uma boneca russa, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.

As mais comuns são feitas de madeira e pintadas com cores vivas mas o que realmente impressiona é a riqueza de detalhes com os quais são decoradas. 

As Matrioshkas são tema frequente da estampagem de tecidos  e a sua imagem é utilizada na confeção de diversos artigos de artesanato (chaveiro, peso de porta, artigos decoração quartos infantis, etc).

Em minha casa "vivem", desde há alguns anos, duas matrioskas em madeira e a suas cores vivas e decoração com motivos de flores sempre me fascinaram. Ontem resolvi fazer uma em feltro!

Querem saber como fiz? 
Então vamos lá!

Em primeiro lugar o desenho: Inspirei-me num trabalho de Mariarita Guiliani que usei como base e depois desenhei a minha própria matrioska (desculpem a qualidade do esboço - a minha mão direita está com alguns problemas - mas apesar de tudo acho que é suficiente para terem uma ideia de como realizei o trabalho).





Em seguida a escolha das cores do tecido e feltro. Depois de observar algumas matrioskas na net cheguei à conclusão de que o vermelho é uma cor quase sempre presente, por isso, a minha primeira matrioshka teria que ser vermelha! Logo, precisei de feltro vermelho e para combinar um retalhinho de tecido vermelho com pintinhas (eu adoro este tecido!).






E, por fim, mãos à obra ou melhor agulha, linhas e um bocadinho de paciência (esta última é um ingrediente indispensável!). Convém também juntar umas contas coloridas e linhas a condizer com os tecidos....

E "voilá", aqui está ela matrioshka vermelhinha!

Esta matrioshka além do seu lenço tem na cabeça o Koskshnic (as coisas que eu sei!rsrsrs!!!!) que é um adereço tradicional russo!

Esta bonequinha vai integrar um outro projecto que mostrarei logo que esteja concluído.

Muito obrigada pela visita!







A minha matri

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Flores e borboletas em feltro

7 comentários

Olá, boa tarde!
Sejam bem vindos!

Hoje o dia não está nada agradável... Lá fora cai aquela chuva miudinha que caracteriza o Porto nesta época do ano e embora sejam apenas 18h já está noite cerrada.

Ainda falta muito tempo para a chegada da Primavera, das flores e das borboletas. Enquanto estas últimas não chegam pareceu-me boa ideia tentar reproduzir estas criaturas tão delicadas com feltro Foi isso mesmo que fiz e a duplicar (pois confecionei 2 borboletas)! E porque não acompanhá-las de flores? Flores e borboletas costumam dar-se bem....

Ora então vamos lá:
Em primeiro lugar era preciso um desenho ou um molde. Depois de alguma pesquisa cheguei às imagens dos  trabalhos da Patti Ratties (http://pattisratties.blogspot.pt/) que, para quem não conhece, é uma designer dos EUA, que desenha e comercializa moldes de bichinhos e bonecos com um aspecto "country" para confeção em tecido.
Uma amiga que é fã dos Patti´s Ratties e que já adquiriu imensos moldes disponibilizou-me os moldes originais da borboletinha. Uma vez que decidi utilizar o feltro como material principal para o trabalho tive que proceder a algumas as adaptações dos referidos moldes e aqui está a minha interpretação da borboleta Patti`s Ratties.


Esta borboletinha com ar doce e a sua irmã gémea WIP)  servirão como "embraces" ou abraçadeiras para as cortinas do quarto de uma bebé.


Pormenor da flor da borboletinha 




Muito obrigada pela visita.
 Voltem sempre!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Em tons de rosa.....

0 comentários
Olá, boa noite!

Começando o ano novo a fazer coisas fofas e na minha cor preferida - cor de rosa (agora surgiu-me uma dúvida: com hífen ou sem hífen? Ah o novo acordo ortográfico....! Parece que já nem sei escrever!)



Esta "nuvem rosa" só pode ser sinal de bom presságio! Vamos todos acreditar que 2013 será um bom ano!


Obrigada pela visita!
Voltem sempre!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"Arrumando" 2012....

2 comentários
Olá, boa noite!

No último post mostrei alguns trabalhos realizados no final de 2012  cujas fotografias ainda não tinha tido oportunidade de vos apresentar....

Em resposta a alguns pedidos  trago hoje mais umas fotos mostrando com um pouco mais de pormenor os porta moedas com fecho metálico (ou fecho da vovó, como gostam de lhe chamar as nossas amigas artesãs brasileiras) que foram as  lembranças de Natal "handmade" para as minhas amigas.
Este porta-moedas só foi entregue hoje à minha amiga Teresa e, por isso, já posso postar as fotografias.
Então aqui vão elas:




Neste porta-moedas utilizei um fecho arredondado com 8,5cm (esta medida corresponde à largura entre dobradiças). Como vos disse, atualmente existe disponível uma grande diversidade de fechos o que torna a escolha, por vezes, difícil. Gostei particularmente deste que me faz lembrar o Mickey e a minha filha também pois já me "encomendou" um igualzinho para ela!
Nas fotografias anteriores podem ver as 2 faces do porta-moedas (frente e traseira). Na sua confeção utilizei 2 pequenos retalhos de tecido ( são mesmo pedacinhos, acreditem!) coordenados e fita de gorgorão com 1cm de largura.
Tal como para os fechos existe também disponível no mercado uma grande diversidade de pequenos objectos (flores, corações, bonequinhos, etc) que servem para "embelezar" o nosso trabalho. Sei que há quem não goste destes pormenores ( que os considera "quiche") mas eu penso que dão valor e personalizam a peça e, por isso utilizo-os muitas vezes.



Um outro pormenor que levanta sempre alguma dúvidas.....
Quando desenho os moldes dos porta-moedas faço-o de modo a que  no final a dobradiça do fecho fique como que "embutida". Se repararem nas duas primeiras fotografias  (vista de frente e de trás) as dobradiças não são visíveis, ficando como que escondidas por uma pequena prega que está bem visível na foto acima.
Claro que esta é apenas uma forma de fazer, havendo muitas outras.... Prefiro esta porque acho que dá um melhor acabamento à peça.
E por falar em acabamento.....


Dedicar um cuidado especial aos pequenos pormenores compensa! 


Espero ter esclarecido as dúvidas, caso contrário basta enviarem-me um comentário ou um mail!

Muito obrigada pela visita!


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Feliz 2013!

1 comentários
Olá, bom dia!
Sejam bem vindos.

Início de um novo ano..... momento de "arrumar" o anterior!
Hoje trago-vos fotos de alguns projectos realizados em 2012 mas que ainda não tinha tido oportunidade de publicar.
Então, aqui vão elas....



Gato "maçaneta de porta" do Eduardo







A etiqueta da ovelhinha fofucha para o saco da Matilde


e uma anjinha (em tons de rosa, como não podia deixar de ser) para proteger a Ana Carolina que está a caminho.



Ficou com um ar doce e celestial como convém aos anjos, não acham?
Na confeção do vestidinho utilizei um molde que criei recentemente e gostei muito do resultado.


Desejo a todos os que fazem o favor de visitar este meu cantinho um excelente 2013!






 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012