sábado, 16 de março de 2013

Matryoskha

Olá, bom dia!
Sejam bem vindos ao meu cantinho!

Nestes últimos dias estou "em maré" de matryoshkas...Num post anterior já tive oportunidade de vos falar um pouco destas bonequinhas encantadoras. No entanto, se tiverem curiosidade, aqui vão mais uns pormenores acabadinhos de sair de uma pesquisa do Google:
Na Rússia, estas bonecas chamam-se матрёшка (pronuncia-se “matryoshka”) e foram assim batizadas a partir do nome feminino Матрёна (“Matryona”), muito comum na época em que a boneca russa foi criada. O primeiro exemplar de uma matryoshka foi realizada em madeira por Vasily Zvyozdochkin e pintado por Sergey Malyutin, em 1870.
Atualmente estas bonequinhas coloridas às quais são atribuídas virtudes como sendo protetoras da família e trazerem sorte, aparecem confecionadas nos mais variados materiais: madeira, cerâmica, tecido, feltro, tricot, crochet, etc.. As matryoskhas até já mereceram atenção de marcas famosas como a Chanel, a Gucci ou a Prada!

A matryoskha que vos trago hoje, foi confecionada exclusivamente à mão, com tecido e feltro para uma menina chamada Sofia.Ela é uma pequena almofada em forma de boneca (27x17cm) que serve para decorar o quarto da Sofia e também, se ela assim o entender, para a acompanhar no seu soninho (servindo assim também de "naninha"). Como tem o seu nome a Sofia pode até levá-la para o jardim-escola....




Quando desenho o rosto de uma boneca com os pálpebras fechadas (habitualmente duas semi-curvas côncavas) fico sempre com a sensação que ela fica com ar triste... por isso, na bonequinha da Sofia fiz o bordado das pálpebras com semi-curvas convexas (assim a bonequinha está de olhos fechados -a dormir, claro!- mas fica com uma expressão sorridente).




Continuo em "maré de matryoskhas" por isso nos próximos post irei mostrar-vos mais versões destas bonequinhas!

Muito obrigada pela visita!
Um excelente fim de semana!

5 comentários:

  1. Apenas uma palavra:LINDA! Quero mais muito mais fotinhas muito mais !!! Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Olá Simone! Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Vindo de quem faz bonequinhos foférrimos,este comentário tem um valor muito especial!
    Bj e bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus do céu, ainda quero tentar me atrever a fazer uma matryoskha, mas depois que vi a sua, fui ao céu e voltei... que escândalo de linda!
    Adorei!
    E as fotos cada dia mais lindas!
    Menina, sou sua fã! Hiper fã!

    ResponderEliminar
  4. Olá Érica!
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário!E se gosta de matryoshkas eu acho que deve fazer! As suas ficarão, com certeza lindas e perfeitas , como todos os seus trabalhos!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Ai que coisa mais linda desse mundo essas matrioskas!! Amei!! Parabéns!

    ResponderEliminar

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012