segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Os olhos dos bonecos de feltro

Olá, boa tarde!

Quando comecei a fazer bonecas/bonecos em feltro aprendi a colocar os olhos dos bonecos com as artesãs que já tinham experiências na área. Durante muito tempo usei a técnica de "afundamento do rosto" no locais onde depois colocava  duas pérolas pretas a simular os olhos... e, como não conhecia outra técnica para o fazer, ficava satisfeita com o resultado!

Contudo, sempre fui admiradora das maravilhosas pinturas de rosto que fazem algumas das maiores criadoras das bonecas de tecido. A expressividade conseguida é, na minha opinião, extraordinária!

Há uns 2-3 anos começaram a ser divulgadas técnicas de pintura no feltro para fazer os olhos e outros detalhes no rosto dos bonecos o que melhorou significativamente a sua expressividade.
Paralelamente surgiram também as técnicas de decoupage sobre o feltro mais conhecidas como "olhos vivos".
Confesso que não fiquei fã da decoupage no feltro ... a ideia de colar pedaços de tecido  com olhos, boca ou outros detalhes impressos sobre o rosto dos bonecos não me agradou...
Por isso tentei a pintura!
No entanto, pintar no feltro é bem mais difícil do que pintar num tecido de algodão... O feltro é um tipo de "tecido não tecido (TNT)", sem trama e formado por um conglomerado de fibras. Por acção do pincel estas fibras têm tendência a destacarem-se o que dificulta consideravelmente o processo e afeta os resultados.
Além disso tenho  atualmente algumas limitações para fazer pintura de precisão (por motivo de doença...)
Então resolvi direcionar os meus esforços para fazer esses detalhes (olhos, boca, etc) que considero tão importantes na expressividade dos meus bonecos de felltro, usando outras técnicas.

Depois de muito "corta, cose, deita p´ro balde do lixo..." nasceram estas novas técnicas de fazer os olhos e a boca dos meus bonecos em feltro.


Com elas penso ter conseguido  melhorar a expressividade que tanto procuro nos meus trabalhos,bem como a reprodutibilidade ( pintar é uma técnica que nem todas as artesãs do feltro dominam bem...) e até a durabilidade ( nenhum desses detalhes é colado)  da peça.

Esta nova técnica foi utilizada na confeção da Branca de Neve, cujo projeto passa agora a estar disponível para quem quiser aprender.
 Muito obrigada pela visita!


6 comentários:

  1. Simplesmente incrível! Ficou fantástica e linda! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Tem sim, claro! Hoje já vou postar as fotos no blog, instagram e no FacebooK. Obrigada!

      Eliminar
  3. Parabéns!!! ficou maravilhoso!
    Sempre tive essa dificuldade com olhos e bocas e muito feltro pro lixo.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderEliminar

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012