sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O feltro e o ponto caseado

Olá, boa noite! Sejam bem vindos!

O post de hoje tem como tema o ponto caseado (Blanket Stitch).
O ponto caseado é um dos pontos de bordado mais utilizados por quem trabalha com o feltro. Nos últimos dias tenho recebido alguns mails com questões relativamente ao modo como eu faço este ponto, que tipo de agulha e linhas utilizo, etc.

 Para aprender a fazer este ponto poderei indicar alguns links:
http://www.youtube.com/watch?v=emSvFhKLOIM
http://www.youtube.com/watch?v=YdG52prIMGk
Nestes 2 vídeos da Mila Art´s poderão ver os vários pontos utilizados no feltro: o ponto de alinhavo, o ponto palito, e também o ponto caseado. Penso que  estes vídeos poderão esclarecer muitas das dúvidas que me colocaram.

Algumas pessoas perguntaram como calculo o espaço entre os pontos para que o caseado fique com um aspecto regular (pontos de tamanho igual e à mesma distância uns dos outros).
A resposta a esta questão é simples: prática! prática! e mais prática!!!!


Quando comecei a trabalhar com feltro também tinha dificuldade em fazer com que o ponto ficasse certinho mas com a prática fui melhorando! Uma dica que pode ajudar: Quando estou a fazer este ponto imagino o seguinte -  a distância entre o ponto actual e o seguinte deve ser tal que ambos os pontos devem formar um quadrado (com 3 lados apenas, claro).  Se não ficou bem, aceite o meu conselho, desmanche e faça de novo! Preserverança e paciência ajudam, e muito!

 Visto de lado o ponto deve ficar com este aspecto:



Que tipo de linha uso?
Bom, isso depende do trabalho: para trabalhos pequenos como, por exemplo, a nuvem da fotografia seguinte utilizo linha de bordar de meada (DMC ou Anchor). O nº de fios que utilizo também é variável - 1, 2 ou 3 conforme a delicadeza do trabalho. Para trabalhos maiores ( imagem abaixo) uso linha de algodão para crochet (convém usar uma de boa qualidade porque caso contrário tem tendência a enredar e fazer nós).




Espero ter ajudado!
Alguma dúvida podem sempre contactar-me através do meu mail.
Muito obrigada pela visita! e desejos de um excelente fim de semana!

3 comentários:

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012